Psicoterapia Individual (Adultos/Adolescentes)
A vida adulta, com seus excessos de demandas e responsabilidades, é o período em que mais se busca psicoterapia, por diversos motivos como: queixas de humor, ansiedade, estresse, problemas de controle de impulsos, problemas acadêmicos/ocupacionais e relacionais que podem atrapalham seu funcionamento e gerar sofrimento para si e para os que estão próximos.
A adolescência, por sua vez, é uma fase marcada por transições e insegurança, que pode trazer muito estresse e problemas emocionais e comportamentais. A TCC busca corrigir percepções errôneas e comportamentos que atrapalham o paciente a desenvolver suas possibilidades e lidar com os estressores ao seu redor.
Psicoterapia Infantil
A TCC infantil é realizada através de brincadeiras e técnicas totalmente adaptadas à capacidade cognitiva e emocional das crianças. É indicada no caso de dificuldades como: timidez, ansiedade, tristeza ou medo excessivos, rompantes de raiva, intolerância à frustração, agressividade, problemas relacionais, queixas escolares, terror noturno, entre outros.
Identificar tais problemas e ajudar as crianças a lidar melhor com suas emoções e modificar pensamentos e comportamentos que não a ajudam é o principal objetivo da terapia. Durante o processo são realizadas também sessões de orientação aos pais.
Orientação de Pais
A Orientação de Pais (OP) é um das intervenções mais efetivas para resolução de problemas comportamentais infantis e para promover relações familiares mais saudáveis. Os pais são o principal modelo das crianças e exercem muita influência na maneira como os pequenos se comportam e se relacionam. Apesar disso na maioria das vezes, recebem pouca informação acerca das formas mais adequadas de educar, o que pode gerar dúvidas, angústia e problemas desgastantes.
A OP visa ensinar aos pais estratégias educativas mais eficazes para lidar com esses problemas e promover a mudança de comportamento além do desenvolvimento mais saudável das crianças/adolescentes.
Atendimento de casais e famílias
As buscas por atendimento familiar e de casal geralmente envolvem demandas variadas: dificuldade de comunicação, conflitos interpessoais, insatisfação com o cônjuge, dúvidas acerca manutenção ou dissolução do casamento, entre outras.
A TCC objetiva compreender e modificar sentimentos, pensamentos e comportamentos do casal que não auxiliam na resolução de problemas dentro da família/casal e desenvolver estratégias mais eficazes e protetivas, visando melhor relacionamento entre os membros.
Supervisão Clínica
A psicoterapia é um aprendizado de duas vias: para o paciente e para o terapeuta, que se aprimora a cada processo de terapia ao auxiliar seu cliente. Nos primeiros anos da prática profissional, a ajuda de psicólogos com mais experiência em clínica é fundamental que o terapeuta iniciante se sinta preparado, a fim de dedicar-se ao máximo a seu cliente. As supervisões clínicas são importantes para consolidar as bases teóricas e guiar o terapeuta no cotidiano da Terapia Cognitivo-Comportamental.